Lesões da Cartilagem Articular

Home / Lesões da Cartilagem Articular

Lesões da Cartilagem Articular

O que é a cartilagem articular?

É um tecido que reveste as articulações do corpo e tem como funções a absorção de impacto, a redução do atrito entre as superfícies articulares e a proteção das superfícies ósseas. Por ser um tecido pouco vascularizado, sua capacidade de reparo frente a lesões da cartilagem articular é bastante restrita.

Lesões da cartilagem articular

O ortopedista especialista em joelho deverá diferenciar dois grupos distintos de lesões da cartilagem articular:

– Osteoartrose: Caracteriza-se pelo desgaste da cartilagem, de aspecto degenerativo. A cartilagem é afetada como um todo e outras estruturas da articulação – como os meniscos, os ligamentos e a cápsula articular – também são afetadas pelo processo de desgaste.
– Lesões traumáticas: A cartilagem como um todo é boa, porém apresenta um buraco no meio.

Fazendo-se uma analogia, a osteoartrose seria equivalente a um pneu desgastado pelo tempo de uso, enquanto as lesões traumáticas equivalem a um pneu novo, porém furado.

(A) Atrose do joelho
(B) Lesão traumática da cartilagem

Para saber mais sobre artrose do joelho, clique aqui.

Lesão da cartilagem articular (traumáticas)

Avaliação clínica
O principal sintoma das lesões traumáticas é a dor, que pode estar associada a um edema ou a estalidos. As características da dor variam conforme a localização e o tamanho da lesão.

Diagnóstico por imagem
O exame mais importante para a avaliação de lesões da cartilagem articular é a ressonância magnética. Outros exames de imagem contribuem pouco para o diagnóstico.

Tratamento
A cartilagem é um tecido não vascularizado, o que significa que sua capacidade de reparo é bastante limitada. Nenhum tratamento, cirúrgico ou não cirúrgico, é capaz de restaurar as características originais da cartilagem. O ortopedista especialista em cirurgia do joelho deverá decidir entre o tratamento não cirúrgico e técnicas cirúrgicas como a microfratura ou a mosaicoplastia.

Tratamento não cirúrgico
Nem todas as lesões de cartilagem causam dor, e lesões que não estejam causando dor não necessitam de tratamento específico. Nenhuma forma de tratamento medicamentoso descrita até o momento foi capaz de reparar estas lesões, ainda que a dor possa ter melhora significativa com tratamento específico. A fisioterapia é a base do tratamento não cirúrgico e deve envolver um trabalho de reforço e reequilíbrio muscular. Em alguns casos, o uso de palmilhas específicas pode ajudar a redistribuir melhor o peso na articulação e também pode contribuir para a melhora da dor.

Tratamento cirúrgico
Diversos tratamentos cirúrgicos têm sido propostos para o reparo da cartilagem articular. O objetivo é formar uma cartilagem com características o mais próximo possível da cartilagem original, e a indicação deve ser feita caso a caso a depender de características da lesão (tamanho, localização, profundidade) e do paciente (idade, peso, atividades profissionais e esportivas), bem como de eventuais tratamentos realizados previamente.

Microfratura
É a técnica mais utilizada no Brasil e no mundo. Neste procedimento são realizados pequenos furos no osso que está exposto pela falta de cartilagem; os furos provocam o sangramento no local da lesão, estimulando o reparo da cartilagem. É uma técnica com bom resultado para lesões pequenas. Nas lesões maiores, a qualidade da cartilagem formada é insuficiente para prover a melhora da dor por longo prazo.

VIDEO 1:

Transplante osteocondral (mosaicoplastia)
Neste procedimento, um fragmento de cartilagem é retirado de um local fora da área de apoio do joelho e transferido para substituir a cartilagem danificada no local da lesão. O procedimento pode ser limitado pela má adaptação do formato e da espessura da cartilagem entre a área doadora e a área receptora e pela disponibilidade de um fragmento com tamanho suficiente para cobrir a lesão, mas tem a vantagem de prover uma cartilagem com características histológicas semelhantes às da cartilagem original.

VIDEO 2:

Quer saber mais ?

WhatsApp chat