Infiltração do Joelho

Home / Infiltração do Joelho

INFILTRACÃO do JOELHO

A infiltração articular com ácido hialurônico ou Viscossuplementação é um procedimento indicado no tratamento dos estágios iniciais da osteoartrose, uma doença crônica degenerativa das articulações e que impacta na qualidade de vida dos pacientes. Consiste na aplicação intraarticular de ácido hialurônico, substância utilizada em outras áreas da medicina e que vem ganhando espaço cada vez maior na ortopedia e na medicina esportiva.

O ácido hialurônico  é produzido naturalmente pelo corpo nas células da membrana sinovial,  que é o tecido que reveste as articulações, e faz parte da composição normal do líquido sinovial, responsável pela lubrificação e nutrição da cartilagem articular. Entre as ações da viscosuplementação podemos citar:

• Efeito lubrificante – Possui capacidade de retenção de água, protegendo as articulações contra pressões e impacto.
  • Efeito anti-inflamatório – Reduz a ativação de células inflamatórias e  leva a melhora da inflamação e da dor.
  • Efeito condroprotetor – Regula a troca de nutrientes entre o líquido sinovial e as células da cartilagem (condrócitos).
  • Estimula a produção natural do ácido hialurônico pela membrana sinovial. Esta é a principal razão para o efeito prolongado da viscosuplementação.

O procedimento deve ser sempre associado a outros tratamentos como a fisioterapia e o reequilíbrio muscular. O tratamento completo da osteoartrose é discutido em tópico específico.

Após a infiltração espera-se que o efeito da medicação dure entre 6 e 12 meses, podendo ser repetido após passado o efeito da mesma. Este tempo porém é bastante variável de paciente para paciente.

O procedimento é realizado predominantemente na articulação do joelho, e neste caso pode ser feito de forma ambulatorial no consultório, não precisando de internação hospitalar. O paciente é orientado a não realizar atividades físicas por 2 ou 3 dias, mantendo a rotina normal em relação a outras atividades.

Quer saber mais ?