Lesão do Ligamento Colateral Medial do Joelho

Home / Lesão do Ligamento Colateral Medial do Joelho

Lesão do Ligamento Colateral Medial do Joelho

Veja no vídeo as explicações do Dr João Hollanda a respeito da Lesões do Ligamento Colateral Medial do Joelho:

O Ligamento Colateral Medial (LCM), localizado na face interna do joelho, é um dos quatro ligamentos que atuam na sua estabilização. As lesões ocorrem em geral depois de um trauma na face externa do joelho, levando a uma abertura em sua face interna. É uma lesão bastante comum em esportes de contato, especialmente no futebol.

O que o paciente sente?

O paciente pode ouvir um estalo no momento do trauma, ficando com a sensação de uma corda que se rompe. Em seguida, ele apresenta dor e edema variáveis de acordo com a extensão da lesão. Em lesões mais extensas, a dor pode fazer com que o paciente não consiga apoiar o peso sobre a perna acometida.

Exames de imagem

O melhor exame para avaliar estas lesões é a ressonância magnética. O exame ajudará o médico a definir qual a extensão da lesão (se a lesão é parcial ou completa) e qual o ponto exato do ligamento que está rompido. Além disso, o exame ajudará a detectar eventuais lesões associadas em outros ligamentos, nos meniscos ou na cartilagem.

Classificação

A lesão pode ser classificada de acordo com a quantidade de fibras que se rompem:

• Grau I: Dano mínimo aos ligamentos
• Grau II: Lesão parcial do ligamento e pequena frouxidão na articulação
• Grau III: Ruptura completa do ligamento, deixando a articulação bastante solta ou instável.

Tratamento

A maior parte das Lesões do Ligamento Colateral Medial pode ser adequadamente tratada de forma não cirúrgica, mesmo no caso de lesões completas. O tratamento consiste em:

• Aplicação de compressas de gelo no joelho por 30 minutos a cada 3 ou 4 horas, até que a dor desapareça
• Uso de antiinflamatórios ou analgésicos por 3 a 5 dias; os anti-inflamatórios trazem pouco benefício após este prazo
• Uso de imobilizador e muletas de acordo com a intensidade da dor e o grau da lesão
• Fisioterapia

Retorno ao esporte

O retorno ao esporte com o tratamento não cirúrgico do Ligamento Colateral Medial deve ser discutido caso a caso com o ortopedista especialista em joelho. O momento do retorno dependerá da extensão da lesão e da adesão ao tratamento descrito acima, além da evolução observada individualmente pelo paciente. O retorno deve ocorrer apenas quando o joelho estiver sem edema e não houver dor com testes específicos, independentemente do tempo cronológico; como regra geral, a expectativa de retorno irrestrito ao esporte é de:

– Lesões grau I: 3 a 4 semanas
– Lesões grau II: 6 a 8 semanas
– Lesões grau III: 2 a 3 meses

Tratamento Cirúrgico

A maior parte das lesões têm bom resultado com o tratamento não cirúrgico. A cirurgia fica reservada para lesões grau III que persistam com instabilidade após o tratamento descrito acima, geralmente em casos que apresentam lesões associadas dos Ligamentos Cruzados Anterior ou Posterior.

Quer saber mais ?

WhatsApp chat