Cãimbra induzida por exercícios

O que é a cãimbra induzia por exercícios?

A cãimbra induzida por exercícios é definida como um espasmo muscular involutário e doloroso que ocorre durante ou imediatamente após uma atividade física. A panturrilha é o principal grupo muscular acometido pelas cãimbras, embora a musculatura anterior da perna, os isquiotibiais ou o quadríceps possam eventualmente ser acometidos. Após um primeiro episódio de cãimbra, a tendência é que o quadro se repita caso a atividade física seja mantida.

Causas da cãimbra induzida por exercício

Existem muitas teorias sobre por que as cãibras musculares ocorrem durante o exercício e provavelmente diferentes mecanismos podem influir no desenvolvimento delas. No entanto, está se tornando cada vez mais claro que existem dois elementos principais:

- Desequilíbrio hidroeletrolítico: Durante a transpiração, o corpo perde líquidos e eletrólitos (principalmente sódio). Se estes não forem substituídos adequadamente, podem causar um desequilíbrio no corpo. A falta destes minerais faz com que a regulação das contrações e relaxamento musculares pelo sistema nervoso fique distorcido, dando origem às cãimbras.

- Disfunção neuromuscular: Com a fadiga muscular, a capacidade do corpo para “desativar” a contração muscular pode ficar alterada, fazendo com que ela permaneça “ligada”.

Embora as cãibras ocorram durante ou após o esforço e concomitante perdas extensas de suor, características de grandes exercícios no calor, um ambiente quente não é um pré-requisito. Atletas acometidos por cãimbras não estão necessariamente superaquecidos.

Situações que levem a uma fadiga mais precoce contribuem para o desenvolvimento da cãimbra, e a condição climática é certamente uma destas situações. Atletas no final da temporada ou que estejam retornando de lesão também estão mais propensos a apresentarem cãimbras.

Tratamento

Infelizmente, não existe muito a ser feito além do alongamento durante o período em que durar o espasmo muscular. Preventivamente, a preparação física e a adequada reposição hidroeletrolítica durante o exercício contribuem para uma menor incidência de cãimbras.
Contato
(11) 940107988
Whatsapp