Lesões no Esporte

Home / Lesões no Esporte

Lesões no esporte

A atividade física, feita de forma moderada, é uma parte fundamental na manutenção da saúde, seja em crianças, adultos ou idosos. Diversas doenças podem ser prevenidas ou tratadas por meio da atividade física, como a artrose, pressão alta, problemas de colesterol, diabetes, obesidade e insuficiência cardíaca. O excesso de atividade, porém, aumenta o risco de lesões.

O esporte pode levar a lesões tanto por trauma como por sobrecarga. A sobrecarga envolve o volume total de atividade e também o condicionamento físico individual, de forma que pode ocorrer mesmo em atividades relativamente leves, naqueles que estão tentando iniciar a prática esportiva e que ainda não têm um bom preparo físico. Entender e corrigir o gesto esportivo é fundamental para o sucesso do tratamento.

Infelizmente, a prática de exercícios como forma de tratamento ainda não recebe a devida importância da comunidade médica. Ao sair de uma consulta com o cardiologista, por exemplo, muitos pacientes recebem uma receita (por escrito) de medicações para pressão alta, indicando o tipo de medicamento, quantas vezes deve tomar ao dia e por quanto tempo deverá tomar aquela medicação.

São orientados também de que precisam praticar atividades físicas para o melhor controle da pressão, mas neste caso não se entra em detalhes como o tipo de atividade, frequência, duração ou intensidade, e infelizmente uma atividade física mau aplicada pode ter efeito semelhante a uma medicação tomada de forma errada.

Esporte competitivo

Cada esporte tem características próprias e, ao tratar lesões em atletas, é importante que se entenda como cada lesão foi causada, já que sem a correção daquilo que provocou à lesão o tratamento tenderá a ser mau sucedido. No site, são discutidos aspectos de diversos esportes, como a corrida de rua, o futebol, a dança, o vôlei e o tênis, que eventualmente podem estar relacionados a lesões. Em cada um destes esportes, são discutidos os gestos esportivos envolvidos com as principais lesões, além de se discutir aspectos preventivos.

O tratamento de lesões por meio da atividade física depende de uma atuação multidisciplinar, envolvendo o paciente, o médico, o fisioterapeuta e o treinador / preparador físico. Outros profissionais como nutricionistas ou psicólogos podem eventualmente serem envolvidos. Estes profissionais precisam se comunicar um com o outro, e para isso é importante que se conheça aspectos fundamentais de cada uma destas áreas de atuação. O objetivo final do tratamento envolve minimizar o efeito das lesões e permitir que as atividades sejam feitas da forma mais segura possível.

WhatsApp chat