Lesões do LCA em Mulheres

A lesão do Ligamento Cruzado Anterior é a causa mais frequente de cirurgias no meio esportivo. Até recentemente, eram vistas com frequência muito maior entre os homens, devido à maior participação destes em esportes que envolvem contato físico e mudanças de direção frequentes, como o futebol, basquete ou lutas.

Recentemente, porém, a participação crescente de mulheres nestes esportes tem feito com que um número cada vez maior de pacientes do sexo feminino também seja acometido por estas lesões.

De fato, ao se analisar atletas envolvidos com o mesmo esporte e no mesmo nível de competição, veremos que o risco de lesões entre as mulheres chega a ser até oito vezes maior do que entre os homens. Em uma avaliação que fizemos com as jogadoras da seleção Feminina de Futebol na preparação para a copa do Mundo da França em 2019 observamos que, entre 39 jogadoras, 17 já haviam feito a cirurgia para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior sendo que quatros operaram os dois joelhos.

Se por um lado isso mostra o grande risco de lesão entre estas atletas, por outro mostra que o resultado costuma ser bastante satisfatório em relação ao retorno para a prática esportiva de alto rendimento.

Fatores de risco

Características anatômicas, diferenças na mecânica de movimento, controle neuromuscular e fatores hormonais foram todos elencados ao maior risco entre as mulheres; todos estes fatores devem de alguma forma estar envolvidos, ainda que não exista um consenso de qual a real influência de cada um deles.

Fatores anatômicos

Mulheres apresentam o espaço onde está localizado o Ligamento Cruzado Anterior (espaço intercondilar) mais estreito do que entre os homens, limitando a mobilidade do ligamento durante os movimentos de torção do joelho e favorecendo o impacto entre o ligamento e a estrutura óssea ao seu redor. Além disso, as mulheres apresentam a bacia mais larga, o que afeta o alinhamento dos joelhos e da musculatura ao redor do joelho e quadril.

Fatores hormonais

O ciclo menstrual é regulado por um conjunto de hormônios sexuais que atuam não apenas sobre o aparelho reprodutor, mas também sobre diversas estruturas do corpo feminino, inclusive os ligamentos. O risco de lesões do Ligamento Cruzado Anterior é influenciado pelo ciclo menstrual, sendo mais comum durante o período pré-menstrual e menstrual. As pílulas anticoncepcionais hormonais atuam sobre a concentração destes hormônios e reduzem o risco de lesões ligamentares do joelho.

Fatores biomecânicos / neuromusculares

Mulheres tendem a apresentar fraqueza relativa da musculatura de quadris, glúteos e coxa, e têm mais dificuldade em manter um bom alinhamento da perna em movimentos como saltos ou mudanças de direção. Com isso, colocam mais estresse sobre as estruturas ligamentares e o risco para lesões torna-se maior.

Resultado da cirurgia

O resultado da cirurgia entre as mulheres é equivalente ao observado entre os homens em relação a risco de novas lesões e retorno para o esporte. Clinicamente, as mulheres tendem a ficar com uma frouxidão discretamente maior do que entre os homens, o que se especula que seja pela influência dos hormônios, mas esta diferença não é percebida pelos pacientes. Tecnicamente, não existem diferenças na cirurgia feita em homens ou mulheres.

Se você gosta de futebol ou outros esportes que envolvem mudanças de direção, saltos e movimentos de giro, como o basquete, o handebol, o tênis ou os esportes de inverno, certamente conhecerá alguém que já teve lesão do Ligamento Cruzado Anterior, que a principal causa de indicação cirúrgica entre atletas.

Aqui você entenderá o que é a lesão, como elas acontecem, como é feito o diagnóstico, e o tratamento. Para entender melhor a lesão, sugerimos também que a leitura dos seguintes seguintes tópicos:

Reabilitação – Ligamento Cruzado Anterior
Falha da Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior