Treino de equilíbrio e estabilidade
27 de janeiro de 2021Teste ergométrico ou ergoespirométrico
28 de janeiro de 2021Velocidade de caminhada
A velocidade com que uma pessoa caminha é uma excelente referência de como está sua saúde e seu estado funcional. Caminhar requer energia e controle de movimento e impõe uma demanda específica sobre múltiplos sistemas e órgãos, incluindo o cardiovascular, respiratório, neurológico e musculoesquelético.
Quando uma pessoa caminha com maior velocidade, podemos dizer que ela tem uma reserva fisiológica e que, desta forma, está mais preparada para enfrentar uma situação adversa, que pode incluir uma doença, um trauma ou uma cirurgia.
A velocidade com que uma pessoa caminha também pode fazer a diferença na sua rotina. Isso pode influir, por exemplo, na capacidade de se atravessar uma rua. A reserva funcional do idoso que caminha mais rápido também faz com que ele consiga caminhar maiores distâncias sem chegar a um ponto de exaustão.
A velocidade de caminhada já foi sugerida para ser usada como um quinto sinal vital, da mesma forma que a frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura e pressão arterial.
Entre os benefícios de se avaliar a velocidade de caminhada, devemos considerar:
- a velocidade da marcha pode ser usada para identificar adultos idosos com risco aumentado de mortalidade, principalmente naqueles com velocidade de caminhada menor do que 0,6m/s.
- Quando a velocidade de caminhada é medida de forma regular, um declínio na velocidade deve alertar o médico para a possibilidade de algum problema de saúde que ainda não tenha se manifestado, requerendo uma avaliação mais abrangente.
- A velocidade da marcha pode ser usada para estratificar riscos de cirurgia ou quimioterapia.