Atividade física e osteoporose
27 de janeiro de 2021Velocidade de caminhada
27 de janeiro de 2021Muito se fala da importância de treinos de equilíbrio, estabilidade e propriocepção para o idoso. Antes de se discutir sobre a importância destes exercícios, porém, é importante compreender o que significa cada um destes termos e de que forma um treino de estabilidade se diferencia de um treino de fortalecimento propriamente dito.
Estabilidade
Estabilidade articular se refere à capacidade de resistir a um movimento. Como exemplo de ações estabilizadoras dos músculos, podemos incluir as seguintes situações:
-
- Ao se apoiar sobre um único pé, há uma tendência de o corpo cair para o lado. Neste momento, os músculos estabilizadores do quadril entram em ação, impedindo o movimento e mantendo o quadril parado.
- Quando uma pessoa chuta uma bola, a tendência é que o tronco e o corpo se dobrem como um todo para a frente. Neste momento, os músculos estabilizadores da coluna entram em ação, fazendo com que o movimento ocorra de forma controlada;
- Durante uma caminhada, a tendência é que o corpo continue se movimentando continuamente para a frente. Caso uma pessoa precise parar repentinamente, isso será feito por meio da musculatura estabilizadora do tornozelo, quadril e tronco;
Como regra geral, os mesmos músculos podem atuar tanto para prover movimento como para prover estabilidade, mas existem características que fazem com que uma ou outra função seja predominante.
Para exercer uma ação estabilizadora, não basta ter força. Os músculos estabilizadores devem atuar de forma antecipatória, evitando que um movimento indesejado aconteça. O músculo precisa ser treinado para isso.
Propriocepção
Propriocepção se refere à transmissão de sinais a partir das articulações que ajudam o cérebro a controlar o movimento.
Quando uma criança começa a caminhar, ela precisa ficar olhando para os pés para entender e coordenar os movimentos. Aos poucos, a caminhada se torna automático e a pessoa não mais precisará pensar no movimento. O mesmo acontece com qualquer gesto esportivo ou qualquer atividade do dia a dia.
A propriocepção costuma ser gradativamente comprometida no idoso, seja pelo avanço da idade, seja por doenças ou lesões. Isso prejudica a coordenação de movimentos e aumenta o risco de quedas.
Equilíbrio
Equilíbrio se refere à capacidade de neutralizar as forças atuantes sobre as diversas articulações, de forma que não aconteçam movimentos. Uma pessoa para em pé dentro de um ônibus encontra-se em equilíbrio, mas este equilíbrio é perdido quando o ônibus começa a andar, devido à ação de uma força nova.
Em seguida, é preciso que se encontre uma nova posição de equilíbrio, para que o corpo continue parado em relação ao ônibus, mesmo com o ônibus andando.
Para melhorar o equilíbrio, é fundamental que o idoso tenha uma boa estabilidade dinâmica e uma boa propriocepção nas articulações.
A inclusão de exercícios de equilíbrio, estabilidade e propriocepção na rotina do idoso é fundamental, com foco em prevenção de quedas e melhora na qualidade dos movimentos. Atividades como dança, Ioga ou Thai chi Chuan são opções interessantes quando se pensa em ganho de equilíbrio