Velocidade de caminhada
27 de janeiro de 2021Atividade física para pacientes com artrose
28 de janeiro de 2021Teste ergométrico ou ergoespirométrico
O teste ergométrico é feito para a avaliação do comportamento cardiovascular durante o exercício. Habitualmente, ele é feito em uma esteira ou em uma bicicleta ergométrica, mas pode ser adaptado para uso em praticamente qualquer atividade.
Durante o teste, são monitorados a frequência cardíaca, pressão arterial e o comportamento eletrocardiográfico do paciente. Estes dados são importantes para a identificação e monitoramento de diversas formas de doenças cardiovasculares que só aparecem durante o esforço, mas que pode colocar o paciente em risco.
O teste indica também qual a frequência cardíaca máxima do indivíduo, o que é importante para a prescrição de exercícios. A mensuração direta no teste ergoespirométrico é muito mais fidedigna do que fórmulas que estimam a frequência cardíaca máxima a partir da idade.
Espirometria se refere ao controle das trocas gasosas durante o exercício e serve entre outras coisas para se determinar o volume máximo de oxigênio que uma pessoa é capaz de utilizar durante a atividade (VO2 Máx). Este é o melhor indicador da capacidade aeróbica individual.
A associação do teste ergométrico com a espirometria é denominada de teste ergoespirométrico.
Questionário de aptidão aeróbica CLINMEX
O Questionário de aptidão aeróbica CLINMEX foi desenvolvido neste importante serviço de medicina esportiva do Rio de Janeiro. Ele busca estimar a capacidade máxima de consumo de O2 (VO2 Máx) a partir da capacidade de realizar determinadas atividades.
O nível mais baixo é o consumo de oxigênio estimado para o repouso, que é de 3,5ml de oxigênio/kg/minuto. Este valor é também denominado de 01 MET (Metabolic Equivalent Task). 02 MET equivale a um consumo estimado de 7ml/Kg/minuto, e assim por diante. Atletas de elite podem chegar a um consumo de 20MET (70ml/Kg/Min).
A principal vantagem deste protocolo é a facilidade e a rapidez com que pode ser aplicado no consultório e sua fácil reprodutibilidade.
Primeiramente, as atividades são divididas em 10 níveis para uma estimativa mais superficial do nível de aptidão individual (tabela 1). Em seguida, cada um destes níveis é subdividido para uma estimativa mais precisa (Tabela 2).
Este questionário permite estimarmos a reserva funcional do indivíduo e, desta forma, é uma excelente referência de como está a saúde geral do idoso. Cada 1 MET de aumento na aptidão aeróbica está associado com 10 a 15% de aumento na sobrevida a longo prazo. Estes números são ainda maiores nas zonas de menor aptidão física, onde pequenos ganhos podem representar muito em termos de sobrevida e qualidade de vida.
O questionário pode ajudar, desta forma, a avaliar os efeitos de um programa estruturado de exercícios na saúde do indivíduo e pode ser usado também para colocar metas a serem atingidas com a prática de exercícios a pequeno e médio prazo de uma forma fácil de ser aferida.
Teste de caminhada de 10 metros
A velocidade com que uma pessoa caminha é uma excelente referência de como está sua saúde e seu estado funcional. Caminhar requer energia e controle de movimento e impõe uma demanda específica sobre múltiplos sistemas e órgãos, incluindo o cardiovascular, respiratório, neurológico e musculoesquelético.
Quando uma pessoa caminha com maior velocidade, podemos dizer que ela tem uma reserva fisiológica e que, desta forma, está mais preparada para enfrentar uma situação adversa, que pode incluir uma doença, um trauma ou uma cirurgia.
A velocidade com que uma pessoa caminha também pode fazer a diferença na sua rotina. Isso pode influir, por exemplo, na capacidade de se atravessar uma rua. A reserva funcional do idoso que caminha mais rápido também faz com que ele consiga caminhar maiores distâncias sem chegar a um ponto de exaustão.
A velocidade de caminhada já foi sugerida para ser usada como um quinto sinal vital, da mesma forma que a frequência cardíaca, frequência respiratória, temperatura e pressão arterial. Entre os benefícios de se avaliar a velocidade de caminhada, devemos considerar:
a velocidade da marcha pode ser usada para identificar adultos idosos com risco aumentado de mortalidade, principalmente naqueles com velocidade de caminhada menor do que 0,6m/s
Quando a velocidade de caminhada é medida de forma regular, um declínio na velocidade deve alertar o médico para a possibilidade de algum problema de saúde que ainda não tenha se manifestado, requerendo uma avaliação mais abrangente.
A velocidade da caminhada pode ser usada para estratificar riscos de cirurgia ou quimioterapia.
Para realizar o teste de caminhada de 10 metros, é preciso de uma área total de 20 metros, sendo que os primeiros 5 metros são utilizados para aceleração e os últimos 5 metros para desaceleração.
A velocidade de caminhada é medida em metros por segundo. Como exemplo, se uma pessoa leva 7 segundos para caminhar os 10 metros, a equação para calcular a velocidade seria: 10 metros / 7 segundos = 1,4 metros por segundo.
Timed up and go
O teste Timed Up and Go se inicia com o paciente sentado. Ao sinal do avaliador, a pessoa deve se levantar, andar 3 metros até uma demarcação no chão, retornar e sentar novamente. Caso necessário, poderá ser feito o uso de um auxílio para se levantar e sentar, como um andador, mas isso deve ser documentado.
Este teste exige agilidade, força, equilíbrio, coordenação e mobilidade articular e é um bom preditor do risco de queda. Além disso, é um bom preditor da capacidade de realização de atividades que exigem maior agilidade, como se levantar para atender o telefone.
Quando o idoso leva mais do que 12 segundos para completar o teste, ele está sob maior risco de quedas, sendo que quanto maior o tempo, maior o risco.
Imagens teste timed up and go 2 e 3
Teste de flexão do cotovelo
Teste usado para avaliar os membros superiores, necessário para desempenho doméstico e outras atividades como carregar compras, malas ou segurar o neto no colo.
O objetivo deste teste é fazer o máximo possível de flexões de braço em 30 segundos segurando um peso de 2Kg (mulheres) ou 3Kg (homens).
O teste é feito com o paciente sentado. O braço acima do cotovelo deve ficar apoiado sobre o corpo, de forma que apenas o antebraço se mova. O cotovelo deve ser dobrado em uma amplitude completa de movimento
Teste de sentar e levantar
Neste teste, o paciente é orientado a sentar e levantar de uma cadeira o maior número de vezes ao longo de 30 segundos. Este teste serve para avaliar a força e a resistência dos membros inferiores.
Além disso, é preciso que se tenha uma boa mobilidade nos tornozelos, joelhos, quadris e coluna. Este teste tem correlação com a capacidade de entrar e sair do carro e subir e descer escadas, entre outras coisas.
Teste de sentar e alcançar
Neste teste, o paciente permanece sentado na cadeira com um pé apoiado no chão e o joelho dobrado em 90 graus, enquanto o outro joelho é esticado. O paciente deve colocar uma mão sobre a outra e esticá-las o mais próximo possível da ponta do pé que está esticado.
A distância é medida entre a ponta dos dedos da mão e os dedos dos pé
s. Se as pontas dos dedos da mão tocarem os dedos dos pés, a pontuação é zero. Se eles não se tocam, será a distância será considerada negativa; se eles se sobrepõem, a distância será positiva.
Este é um dos testes mais utilizados para a avaliação da flexibilidade e está diretamente correlacionado com a capacidade de realizar ações como amarrar um calçado, entrar em uma banheira ou entrar e sair do carro.
Teste de caminhada de 6 minutos
O Teste de Caminhada de 6 Minutos é um teste de exercício submáximo usado para avaliar a capacidade aeróbica e a resistência. A distância percorrida em um período de 6 minutos é usada como o resultado para comparar as mudanças na capacidade de desempenho.
Um aumento na distância caminhada indica melhora na mobilidade básica, sendo que uma diferença de pelo menos 45m deve ser observada para se ter certeza de que há uma mudança “real” na condição do paciente.
O teste é indicado principalmente para idosos com moderada a leve limitação funcional, com capacidade para manter a caminhada por 6 minutos, mas que não são capazes de realizarem um teste de corrida.