Pós Operatório – Lesão do Menisco

Home / Pós Operatório – Lesão do Menisco

Lesão do Menisco

A recuperação após uma cirurgia para tratamento de lesão do menisco varia de acordo com o procedimento realizado: meniscectomia (retirada de um pedaço do menisco) ou sutura do menisco (realizado pontos para reparo, com preservação do menisco).

Meniscectomia

• Alta hospitalar: Usualmente o paciente recebe alta no mesmo dia da cirurgia.

• Muletas: O paciente sairá do hospital já andando com o auxilio de muletas, podendo dobrar o joelho e apoiar o pé no chão conforme tolerado. Com a melhora da dor, o peso é progressivamente transferido da muleta para as pernas e, quando estiver praticamente sem apoio sobre as muletas as mesmas poderão ser abandonadas, o que ocorre entre 1 e 2 semanas após a cirurgia.

• Enfaixamento: Após a cirurgia será realizado um enfaixamento do joelho que vai da coxa próximo ao quadril até a perna próximo ao tornozelo. Este enfaixamento poderá ser retirado no dia seguinte da cirurgia. Por baixo do enfaixamento haverá um curativo impermeável que não precisa ser retirado a não ser que esteja muito sujo com sangue. Este curativo não precisa ser protegido no banho.

• Retirada de pontos: Feita geralmente após 1 a 2 semanas da cirurgia.

• Gelo: Após a retirada do enfaixamento deverá ser aplicado gelo no joelho por 20 minutos a cada 3 horas, aproximadamente, até o retorno no consultório. O gelo deve ser colocado em um saco plástico e nunca diretamente sobre a pele.

• Dirigir carros: Recomenda-se que o paciente não dirija carros por aproximadamente 15 dias. O ato de dirigir antes deste período não irá prejudicar a cirurgia, porém a reação do paciente pode ser retardada colocando o mesmo em risco de acidentes. No caso de cirurgia no joelho esquerdo o paciente poderá dirigir carro automático após 1 semana.

• Fisioterapia: Pode ser iniciada já no dia seguinte a cirurgia. Inicialmente, a ênfase é na recuperação do movimento normal do joelho e controle da dor. Após 2 semanas, os exercícios para ganho de força são intensificados. Academia sem supervisão e corrida são autorizadas geralmente após a quarta semana da cirurgia, com retorno completo ao esporte após 6 semanas, uma vez que a musculatura esteja bem equilibrada.

Sutura de menisco

O tempo de internação, medicações, uso de gelo seguem as mesmas orientações das meniscectomias.

• Muletas:  O tempo total do uso da muleta varia de acordo com as características da lesão. De forma geral, o paciente fica sem imobilização, utilizando muletas por 4 semanas.

• Fisioterapia: Inicialmente, a ênfase é na recuperação da mobilidade do joelho, analgesia e exercícios isométricos. Após 2 semanas, os exercícios para reforço muscular são intensificados. Evita-se o agachamento por 3 meses. Academia sem supervisão e corrida são autorizados 3 meses após a cirurgia. Após 4 meses, estando a musculatura bem equilibrada o paciente estará apto a retornar à sua prática esportiva.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

WhatsApp chat