Musculação

Musculação

MUSCULAÇÃO

A musculação é uma modalidade de treinamento físico que consiste na realização de exercícios que buscam vencer a resistência de pesos externos, sendo por isso também chamada de treino resistido. Tem como objetivo o ganho de força, a hipertrofia muscular e ganho de potência e resistência muscular. São exercícios de curta duração e intensidade elevada.

A musculação não tem regras próprias, de forma que não é considerada uma modalidade esportiva e sim uma forma de preparação física destinada pessoas comuns ou a atletas de diversas modalidades. É também o alicerce do treinamento de fisioculturismo e de algumas modalidades como o levantamento de peso olímpico. A musculação tradicionalmente é a principal atividade oferecida pelas academias, ainda que outras modalidades têm tido espaço crescente.

Os exercícios podem ser realizados com o auxílio de aparelhos específicos, com pesos livres ou mesmo utilizando-se do peso do próprio corpo. Cada exercício é feito com um número pré-determinado de séries e repetições (por exemplo, 3 séries de 10 repetições), sendo que o número de repetições em cada série deve variar conforme o objetivo do treino, se é para ganho de resistência, força ou hipertrofia muscular, por exemplo.

Vantagens da musculação

– Os aparelhos foram desenvolvidos de forma a facilitar sua utilização e costumam ser tecnicamente mais fáceis de serem aplicados por uma pessoa sem experiência prévia com treinamento de força quando comparado com exercícios com peso livre, portanto são menos sujeitos a erros de execução. Isso é importante principalmente quando não se tem o acompanhamento personalizado de um professor confiável.

– O treino é bastante adaptável a uma necessidade específica. Se o médico, fisioterapeuta ou educador físico identificar uma musculatura específica que precisa ser trabalhada, isso poderá ser feito por meio dos aparelhos de musculação.

Desvantagens da musculação

– Cada exercício é direcionado para um grupo muscular específico, ao invés de envolver múltiplas musculaturas simultaneamente. Desta forma, os treinos costumam ser longos.

– O mesmo treino muitas vezes é mantido por diversos dias seguidos, o que pode torná-lo monótono.

– Os aparelhos costumam ser caros e, por isso, as academias de musculação costumam ter um custo relativamente elevado.
Agende sua consulta