Lesão no menisco
11 de março de 2021Distensão muscular no futebol
11 de março de 2021Lesão do Ligamento Cruzado Anterior no futebol
A lesão do Ligamento Cruzado Anterior acontece geralmente quando o atleta prende o pé no gramado e gira o corpo sobre o joelho. Fatores como o tipo de grama ou as características das travas das chuteiras podem levar a uma maior aderência entre o pé e a grama, favorecendo a ocorrência destas lesões. Além disso, fraquezas e desequilíbrios musculares específicos podem levar a uma perda no controle no movimento do joelho, sendo também um fator de risco para estas lesões.
A lesão do Ligamento Cruzado Anterior está muitas vezes associada a outras lesões no joelho, especialmente no menisco ou cartilagem articular. Jogadores com lesão isolada do Ligamento Cruzado Anterior retornam para o futebol no mesmo nível de antes da lesão após a cirurgia, mas na presença de lesões associadas é comum que apresentem sintomas residuais que podem ser mais ou menos limitantes.
A reabilitação após a cirurgia do Ligamento Cruzado Anterior é tão ou mais importante do que o ato cirúrgico em sí para o resultado da cirurgia e não é incomum vermos jogadores com resultado insatisfatórios apesar de uma cirurgia tecnicamente bem realizada, mas que tiveram uma reabilitação inadequada. O retorno ao futebol deve seguir critérios objetivos, não apenas um tempo cronológico, mas deve acontecer não antes dos sete meses pós cirurgia.
Para entender mais sobre a lesão, sugiro a leitura do nosso artigo sobre a Lesão do Ligamento Cruzado Anterior.