Soltura e desgaste
12 de novembro de 2020Fase intermediária (6 a 16 semanas)
12 de novembro de 2020O uso de joelheiras é frequentemente recomendado para pacientes com condromalácia patelar, sendo que diferentes modelos com diferentes mecanismos de ação são indicados para isso: existem modelos com orifício, sem orifício, com almofadas de gel lateral ou inferior, com ou sem tiras.
Os potenciais mecanismos para alívio da dor femoropatelar incluem a dissipação das forças de lateralização da patela, aumento da área de contato patelofemoral com consequente diminuição da pressão de contato, descarga do mecanismo extensor do joelho, melhora do controle neurossensorial e, eventualmente, um efeito psicológico, com melhora da confiança do paciente.
A condromalácia patelar é um problema multifatorial em que diversos fatores causais podem estar envolvidos. Desta forma, é possível que diferentes joelheiras possam exercer sua ação de diferentes maneiras. Acredito que exista espaço ao menos para a sua experimentação, uma vez que, de fato, existem pessoas que referem melhora significativa com o uso delas.
Por outro lado, é preciso que as expectativas sejam ajustadas. As joelheiras podem ajudar na melhora da dor, mas desde que aliado aos outros métodos de tratamento descritos neste artigo. Sem que se melhore a força, o equilíbrio muscular e o padrão de movimento do joelho, as joelheiras não trarão melhoras persistentes.
Pacientes que não se sintam bem em vestir a joelheira certamente poderão ser muito bem tratados sem elas. Mas, uma vez decidido pelo uso, é preciso que se compre um modelo de boa qualidade e que se ajuste ao tamanho e formato do joelho do paciente. Para que seja efetiva, a joelheira precisa ao mesmo tempo ser confortável e exercer uma força de compressão adequada, nem excessiva e nem muito baixa. Joelheiras de baixa qualidade não serão capazes de oferecer isso.
O ideal é que se experimente os diferentes modelos e compre aquele em que tenha se sentido melhor ao vesti-la. Embora vendedores e fisioterapeutas muitas vezes possam ter a sua preferência, existe de fato explicações lógicas para a indicação de cada um dos modelos. Diferentes joelheiras atuam de diferentes maneiras e não existe um modelo único que deve ser recomendado para qualquer paciente. No tratamento da condromalácia patelar, a preferência individual por um determinado modelo de joelheira deve prevalecer sobre a prescrição profissional.