Especialista em Joelho

Home / Especialista em Joelho

Especialista em joelho

Problemas relacionados ao joelho são uma das principais causas de consultas com o ortopedista, podendo acometer atletas de todos os níveis, jovens sedentários e também idosos.

O rompimento do ligamento Cruzado Anterior é a principal causa de cirurgia no meio atlético, e o Dr João Hollanda discute no site todos os aspectos relacionados a esta lesão, como fatores de risco, prevenção, diagnóstico, tratamento cirúrgico e não cirúrgico, reabilitação e complicações. São discutidas também as lesões do Ligamento Cruzado Anterior em mulheres e em crianças.

As lesões no menisco podem acontecer após um trauma, mais comum entre os jovens, ou por desgaste, na população idosa. Estes dois grupos de pacientes são tratados de forma completamente diferente, tratamento este que também é exaustivamente discutido no site.

A artrose do joelho é causa frequente de dor na população idosa. Ainda que seja uma doença sem cura, a melhora da dor pode ser surpreendente com o tratamento não cirúrgico. Eventualmente, pode ser indicada a prótese de joelho para estes pacientes, de forma que o Dr João discute as indicações, a técnica cirúrgica, reabilitação e complicações desta cirurgia.

Finalmente, são discutidos problemas relacionados à patela. A patela pode ser acometida por duas patologias bem distintas: a dor, que pode estar relacionada à condromalacia, tendinite patelar ou hoffite, e a instabilidade, que é quando a patela se desloca e o paciente sente que ela está solta.

O joelho é a principal articulação envolvida com a absorção de carga durante a caminhada ou nas atividades físicas, e eventuais desequilíbrios e fraquezas musculares estão diretamente relacionadas a todos os problemas discutidos acima. Frente a estas lesões, o ortopedista especialista em joelho deve buscar meios de corrigir as eventuais deficiências para que o joelho recupere sua função normal. Nenhum tratamento será bem sucedido sem o apoio de profissionais como o fisioterapeuta ou o preparador físico.

Joelho e esporte

Muitos idosos ao procurarem um ortopedista especialista em joelho se deparam com profissionais envolvidos no meio esportivo, e eventualmente deixam de procurar este profissional porque não têm a intensão de praticarem atividades físicas. Infelizmente, nenhum tratamento para o joelho será bem sucedido sem que se coloque o joelho para trabalhar, sem que a musculatura recupere sua força e sua função. Não estamos falando aqui de esporte competitivo, mas de atividades físicas com foco na saúde. Muitos pacientes permanecem com dor no joelho após procedimentos cirúrgicos em função de uma musculatura fraca e desequilibrada, e muitas cirurgias poderiam ser até mesmo evitadas com a realização de um bom trabalho de reabilitação.

No caso do atleta, é importante que se recupere não apenas a força, mas também a função normal do joelho. O retorno esportivo precoce baseado exclusivamente em um critério temporal infelizmente é frequente, e muitas vezes isso acontece inclusive sob a orientação de um ortopedista especialista em joelho. O retorno esportivo precoce é uma das principais causas de re-lesões em pacientes submetidos a reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior.

Cirurgia do joelho

Mais do que a cirurgia em sí, o paciente que está em programação para cirurgia no joelho precisa estar ciente de todo o processo relacionado à cirurgia, especialmente a reabilitação. A agressão da cirurgia, seja ela qual for, tende a levar a uma piora da musculatura, que terá que ser recuperada no pós-operatório.

É muito comum que o ortopedista especialista em joelho explique exaustivamente a técnica cirúrgica, realize a cirurgia com perfeição e acabe vendo o resultado prejudicado por uma reabilitação inadequada.

Desta forma, é importante que a reabilitação seja exaustivamente explicada para que o paciente se prepare adequadamente para o pós-operatório. Vai precisar usar muletas? Vai poder por o pé no chão? Quando vai começar a fazer a fisioterapia? Por quanto tempo? Quando poderá dirigir? E trabalhar? Estas perguntas precisam ser respondidas para todas as cirurgias, desde as lesões ligamentares até as próteses.

Caso você tenha uma indicação cirúrgica e acredite que estas perguntas ainda não tenham sido adequadamente respondidas, pergunte novamente ao médico ou busque uma segunda opinião. O seu pós-operatório será tão ou mais importante para o sucesso do procedimento do que a técnica cirúrgica em sí.

Entre em contato

WhatsApp chat