TREINAMENTO FUNCIONAL

TREINAMENTO FUNCIONAL

O treinamento funcional envolve basicamente a preparação física por meio de exercícios que simulam atividades do dia a dia, como levantar um objeto, puxar corda, saltar sobre obstáculos. Estas atividades têm como característica fundamental a ação de múltiplas articulações de forma simultânea. Na prática, o conceito de exercícios funcionais é tão amplo e os exercícios tão variados, que discutí-los como uma coisa única é bastante difícil.

Vantagens:

– Os exercícios funcionais tendem a trabalhar diferentes aptidões e diversos grupos musculares de forma simultânea. Isso permite um treino mais curto e mais intenso quando comparado à musculação tradicional. Exercícios para músculos específicos poderão ser incluídos para trabalhar necessidades específicas do praticante.

- O treino pode ser bastante personalizado de acordo com o objetivo individual, o condicionamento físico, a experiência esportiva previa e eventuais limitações como dores ou lesões, de forma a otimizar o resultado do treino.

- Os treinos podem ser feitos com a ajuda de materiais básicos e sem a necessidade de aparelhos específicos, de forma que podem ser feitos em qualquer ambiente, como praias, parques ou mesmo na própria residência. Além disso, o custo tende a ser mais baixo.

Limitações

– O fato de o treino ser bastante personalizado e não ser regulado por nenhuma instituição faz com que, nas mãos de professores pouco experientes, o risco de lesões aumente e o resultado possa ficar aquém do esperado.

– O treinamento funcional utiliza-se de poucos aparelhos e o peso do corpo é o principal componente dos exercícios, que tendem a ser tecnicamente mais exigentes quando comparados à musculação tradicional, com maior risco para erros na execução. Esta “limitação” pode ser facilmente contornada nas mãos de instrutores experientes.

- Antes da realização de atividades que envolvam múltiplas articulações, como é o caso dos exercícios funcionais, é preciso que cada uma das articulações, quando isoladas, estejam trabalhando de forma eficiente. Desta forma, pessoas previamente sedentárias e sem um mínimo de consciência corporal podem precisar de um período com a realização de exercícios mais tradicionais de academia antes de partir para os “treinamentos funcionais”.
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