S9 – Glicocorticóides
24 de março de 2021Tratamento médico com substâncias dopantes
24 de março de 2021Testes fora de competição
Os testes fora de competição podem ser realizados a qualquer hora e local, sem aviso prévio, em casa, no hotel, nos treinos, na universidade, no local de trabalho ou qualquer outro local. Eles têm por objetivo evitar que atletas se sintam seguros com o uso de substâncias ilícitas com antecedência suficiente para que a substância não seja detectada durante as competições.
Os controlados são feitos de forma seletiva de acordo com o esporte, particularmente nos momentos de preparação para os eventos esportivos principais ou na fase de regeneração e pré-temporada
Uma vez que o atleta seja solicitado pelo oficial de controle de doping para participar de um teste, ele tem o direito de completar a atividade que esteja fazendo. No entanto, ele deve permanecer dentro da visão do oficial de controle até que o teste seja concluído.
A intenção dos testes fora de competição envolve o elemento surpresa, sem que o atleta saiba quando será testado. Para isso, foi criado o Whereabout, um sistema em que os atletas devem indicar onde podem ser encontrados. O whereabout inclui atletas pré-determinados pelas agências antidoping de acordo com a modalidade (preferencialmente modalidades com maior risco para o doping) e dependendo do nível de competição do atleta.
Antes do início de um novo trimestre do ano, os atletas devem enviar informações sobre a sua localização até ao dia 25 do mês anterior (ou seja, até 25 de dezembro, 25 de março, 25 de junho e 25 de setembro de cada ano). Cada dia do trimestre seguinte deve conter um intervalo de tempo de 60 minutos entre 6h e 23h. durante o qual ele pode ser encontrado e no qual ele estará disponível para a realização de testes de doping. Essa hora deve ser especificada com antecedência no final de um trimestre para os próximos três meses, mas pode ser alterada ou atualizada a qualquer momento.