Iniciação na corrida de rua
22 de dezembro de 2020Principais Lesões na Corrida – Joelho
22 de dezembro de 2020Principais lesões na corrida – Coluna
Dor na coluna do corredor é um problema comum, principalmente devido aos impactos repetitivos que se mantêm por tempo prolongado. Sobrepeso ou obesidade, fraquezas e desequilíbrios musculares, má técnica de corrida e aumento repentino na carga de treino são fatores que aumentam a sobrecarga na coluna e podem contribuir para a ocorrência de dor lombar.
A dor nas costas pode estar associada ao acometimento de diferentes estruturas. Dependendo de quais as estruturas acometidas, as características clínicas e o tratamento irão variar:
- A dor de origem muscular é a causa mais comum de lombalgia. Acontece, geralmente, associada a um aumento na carga de treino, quando a musculatura ao redor da coluna ou quadril está fraca. Pode estar associada a pontos de tensão muscular e pontos gatilho de dor. Tende a melhorar em até uma ou duas semanas.
- A dor discogênica decorre de alterações nos discos intervertebrais e piora quando o atleta se inclina para a frente, como ao amarrar o tênis. Em alguns casos, pode levar à compressão do nervo ciático, quando a dor passa a se irradiar para as pernas.
- A dor sacroilíaca se localiza na parte mais baixa das costas, junto às nádegas.
- A dor fascetária provém das facetas que realizam a articulação entre duas vértebras consecutivas. Comum entre corredores mais velhos, a dor fascetária piora ao realizar movimentos que extendem a coluna.
A maior parte das dores lombares têm origem muscular e melhoram dentro de poucos dias. Dores que persistem por mais do que uma ou duas semanas devem ser avaliadas pelo médico para que se encontre a causa e se determine o tratamento mais adequado.
Pacientes com dor discogênica de origem recente, principalmente quando irradiando para baixo do joelho (o que sugere o acometimento do nervo ciático) devem permanecer afastado das atividades esportivas de impacto, como a corrida.
No caso de dor ciática progressiva, com o disco comprimindo o nervo, a cirurgia de microdiscectomia pode ser considerada. Neste procedimento, o fragmento do disco que está comprimindo o nervo é removido. A cirurgia tende a ser muito bem-sucedida no alívio da dor nas pernas e para o retorno às atividades atléticas.