Prevenção da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Prevenção da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O principal mecanismo de lesão do Ligamento Cruzado Anterior é a torção do joelho. Ela ocorre quando o atleta prende o pé no chão e gira o corpo sobre o eixo do joelho. Desequilíbrios musculares ao redor do joelho, do quadril e do tronco dificultam o bom alinhamento corporal do atleta, deixando-o sob maior risco de lesão.

Dessa forma, identificar e tratar esses desequilíbrios ajuda a reduzir a incidência desse tipo de lesão, que é a principal causa de indicação cirúrgica entre atletas. Isso é ainda mais importante entre os atletas de esportes que colocam o ligamento sob maior risco, como futebo, handebol, basquete e tênis.

Como prevenir a lesão do LCA

O ideal seria que cada atleta pudesse ser avaliado individualmente, em busca de desequilíbrios musculares ou vícios de movimentos que coloquem o ligamento em risco. Assim, seria possível desenvolver um programa de prevenção personalizado. Isso até acontece de maneira regular nos grandes clubes, mas ainda é algo mais raro em nível populacional.

Cada esporte tende a apresentar um determinado padrão de desequilíbrios que são mais comumente observados. A partir deles, diversas modalidades já criaram seus programas de prevenção, com eficácia comprovada. É o caso, por exemplo, do programa FIFA 11+, desenvolvido pela FIFA para prevenir lesões no futebol, com grande foco nas lesões do Ligamento Cruzado Anterior.

Prevenção da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O FIFA 11+ é um programa rápido de ser executado, que foi desenvolvido para ser parte do aquecimento dos atletas, de maneira a interferir o mínimo possível no dia a dia dos jogadores.

Estudos mostram que os programas de prevenção trazem uma redução no risco de lesões de até 52% nas mulheres e 85% nos homens. Resultados ainda mais eficazes são observados entre os atletas jovens, o que justificaria um trabalho mais intenso nos clubes de base e escolinhas de futebol.

Para que você saiba mais sobre a lesão do Ligamento Cruzado Anterior, indicamos a leitura dos seguintes artigos:

Lesões do Ligamento Cruzado Anterior em Mulheres

Reabilitação do Ligamento Cruzado Anterior

Falha da Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior

Lesões do Ligamento Cruzado Anterior em Crianças

Lesão Parcial do Ligamento Cruzado Anterior

Contato
(11) 940107988
Whatsapp