Prevenção da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Prevenção da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

Prevenção da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior

O principal mecanismo de lesão do Ligamento Cruzado Anterior é a torção do joelho, quando o atleta prende o pé no chão e gira o corpo sobre o eixo do joelho. Desequilíbrios musculares ao redor do joelho, quadril e tronco fazem com que o atleta tenha dificuldades de manter um bom alinhamento corporal, deixando-os sob maior risco de lesão.

Identificar e tratar estes desequilíbrios, principalmente em atletas de esportes que colocam o ligamento sob maior risco, como o futebol, o handebol, o basquete ou o tênis ajuda a reduzir a incidência destas lesões.

Idealmente, cada atleta deveria ser avaliado individualmente em busca de desequilíbrios musculares ou vícios de movimentos que coloquem o ligamento em risco, para o desenvolvimento de um programa de prevenção também individualizado. Ainda que isso seja regulamente feito nos grandes clubes, é muito difícil de ser realizado em nível populacional.

Uma vez que os desequilíbrios tendem a manter um padrão entre atletas de uma mesma modalidade, diversos programas de prevenção foram desenvolvidos para trabalhar os desequilíbrios mais frequentemente observados no esporte específico, com eficácia comprovada. Um exemplo disso é o FIFA 11+, programa desenvolvido pela FIFA para a prevenção de lesões no futebol e que tem bastante foco nas lesões do Ligamento Cruzado Anterior.

Este é um programa rápido de ser executado e que foi desenvolvido para ser incluído como parte do aquecimento dos atletas, de forma a interferir o mínimo possível no dia a dia dos jogadores.

Estudos mostram uma redução de até 52% no risco de lesões em mulheres e 85% nos homens com os programas de prevenção. Resultados mais eficazes são observados entre os atletas jovens, de forma que clubes de base e escolinhas de futebol deveriam ter preocupação redobrada com o assunto.

Se você gosta de futebol ou outros esportes que envolvem mudanças de direção, saltos e movimentos de giro, como o basquete, o handebol, o tênis ou os esportes de inverno, certamente conhecerá alguém que já teve lesão do Ligamento Cruzado Anterior, que a principal causa de indicação cirúrgica entre atletas.

Aqui você entenderá o que é a lesão, como elas acontecem, como é feito o diagnóstico, e o tratamento. Para entender melhor a lesão, sugerimos também que a leitura dos seguintes seguintes tópicos:

Lesões do LCA em Mulheres
Reabilitação – Ligamento Cruzado Anterior
Falha da Reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior
Lesões do LCA em Crianças
Lesão Parcial do Ligamento Cruzado Anterior

Leave a Reply

Your email address will not be published.

WhatsApp chat