Lesões do ombro no tênis
8 de fevereiro de 2021Lesões do pé e tornozelo no tênis
8 de fevereiro de 2021Lesões do punho no tênis
Estudos antigos demonstravam que apenas 2 a 3% dos tenistas apresentavam dor no punho, mas os estudos mais recentes mostram incidência bem maior, de aproximadamente 10%. Este aumento está relacionado, principalmente, a mudanças nas raquetes e nos tipos de empunhadura.
Tanto os tendões que estendem o punho como aqueles que flexionam o punho podem estar envolvidos. Os tendões extensores (principalmente o extensor ulnar do carpo) são mais frequentemente acometidos e levam a dor com o golpe de backhand, sendo mais comum entre aqueles que fazem este golpe com as duas mãos. Já os tendões flexores estão associados aos golpes de forehand e ao saque. As mulheres são mais acometidas, provavelmente pela tendência de terem a musculatura mais fraca.
Jogadores menos experientes e com técnica menos apurada tendem a rebater a bola menos centralizada na raquete. Isso causa maior vibração e maior sobrecarga no punho, facilitando o desenvolvimento da tendinite no punho.
A lesão é caracterizada por dor, inchaço, calor e vermelhidão no ponto de inserção do tendão no pulso. Geralmente, a extensão e flexão do punho contra resistência são dolorosas
Durante o tratamento, o afastamento completo do tênis, comumente, não é necessário. No caso de tendinite dos extensores do punho, que é o mais comum, basta evitar os golpes de backhand. O uso de uma órtese estabilizadora pode ser indicado.