Controle de peso
22 de dezembro de 2020Principais lesões na corrida – Coluna
22 de dezembro de 2020Iniciação na corrida de rua
A corrida de rua é um dos esportes mais praticados no Brasil e no mundo, e existem diversos motivos para isso: é um esporte de fácil acesso, que pode ser praticado nos arredores das residências da maior parte das pessoas; é barato, uma vez que não depende de materiais específicos, apenas de um tênis adequado; pode ser praticado em ambientes públicos e em qualquer horário, sem agendamento prévio; não exige aprendizado específico, apenas um mínimo de condicionamento físico; Finalmente, é muito bom para a saúde.
Aparentemente, a corrida é um esporte bastante simples, e mesmo pessoas sem nenhuma experiência esportiva previa acreditam serem capazes de correr. A realidade, porém, é bem diferente, sendo muito comum os erros na técnica da passada, com desalinhamento das pernas e um amortecimento inadequado.
Estes erros técnicos, associados a uma musculatura despreparada, colocam os novos corredores sob alto risco de lesão, e de fato os consultórios de ortopedia estão cheios de pacientes que se machucam ao tentar iniciar a prática da corrida de rua sem supervisão ou orientação adequada.
Avaliação pré-participação
A corrida de rua é um dos melhores esportes para ganho de condicionamento físico, e desde que respeitando certos cuidados é também bastante seguro. Se você está iniciando a prática de corrida, vale a pena se atentar a certos cuidados, para reduzir o risco de lesões.
Uma avaliação pré-participação incluindo aspectos ortopédicos / musculoesqueléticos, cardiológico e nutricional trará mais segurança na iniciação na corrida de rua e também ajudará o paciente a atingir seus objetivos com a corrida, seja ele a manutenção da saúde, perda de peso ou a busca por resultados competitivos.
Principalmente se você está sedentário há longa data, é importante que inicie um trabalho de fortalecimento muscular em paralelo aos treinos de corrida ou mesmo antes de iniciar a prática de corrida. Sem uma musculatura minimamente forte e equilibrada, a técnica de corrida fica prejudicada, sobrecarregando as articulações.
Indivíduos com alguma queixa de dor antes de iniciar na corrida de rua, principalmente nas articulações que suportam o peso do corpo (coluna, quadris, joelhos ou tornozelos) podem piorar a dor com a corrida. Isso porque a energia que é dispensada nas articulações aumenta bastante com a corrida.
Em alguns casos, pode ser indicado o afastamento temporário das atividades de impacto para que se trabalhe o condicionamento físico com foco na corrida. Uma possibilidade nestes casos é que se inicie com atividades de menor impacto, como a bicicleta, o transport ou a natação até que o organismo esteja preparado para suportar a carga da corrida.
Ainda assim, não é incomum que pessoas com as articulações já bastante comprometidas sejam capazes de manter uma rotina de corrida com relativo conforto, de forma que as queixas de dor são mais importantes do que qualquer exame na prescrição da corrida.
Progressão na corrida
A iniciação na corrida deve ser gradual e sempre passando pelas distancias menores antes de se chagar às corridas de longa distância; não é incomum que pessoas que não possuem condicionamento para correr 5km se inscrevam para correr uma meia-maratona. Treinadores e preparadores físicos muitas vezes estimulam esta prática, seja por despreparo ou pela ganância de cativar mais um aluno.