Colágeno
12 de novembro de 2020Microfratura
12 de novembro de 2020Infiltração com ácido hialurônico
O ácido hialurônico é o principal componente do líquido sinovial, presente normalmente nas articulações. As propriedades viscoelásticas do líquido sinovial têm relação direta com o alto teor de ácido hialurônico em sua composição.
A infiltração com ácido hialurônico, procedimento também conhecido como viscosuplementação, é indicada em pacientes com alterações profundas na cartilagem da patela, mas sem processo inflamatório significativo. Ela deve ser usada como uma terapia de suporte e não como a modalidade principal do tratamento.
Entre os potenciais benefícios da viscossuplementação, devemos considerar os seguintes:
- Lubrificante: possui capacidade de retenção de água, protegendo as articulações contra pressões e impacto;
- Anti-inflamatório: reduz a ativação de células inflamatórias e leva à melhora da inflamação e da dor;
- Condroprotetor (proteção da cartilagem articular): decorrente da inibição da ação de enzimas que degradam a cartilagem;
- Nutritivo: regula a troca de nutrientes entre o líquido sinovial e as células da cartilagem (condrócitos);
- Estimulante da produção natural do ácido hialurônico: faz a membrana sinovial produzir naturalmente a substância.
Como regra geral, os estudos demonstram bom efeito analgésico em pacientes com condromalácia patelar, mas não foram capazes de demonstrar qualquer melhora do desgaste ou mesmo de proteção contra a evolução da doença.
Após a aplicação, os pacientes podem apresentar alguma melhora imediata, mas o efeito máximo ocorre entre 5 e 12 semanas e, depois, mantém-se em menor grau por até um ano.
Diferentes produtos podem varia conforme a origem (natural ou sintética), peso molecular (alto ou baixo peso molecular) e eventual associação com outras substâncias. O número de aplicações também pode variar entre 1 e 5, de acordo com o produto.
Discutimos mais a respeito em um artigo específico sobre infiltração no joelho.