Hidratação
21 de janeiro de 2021Radicais livres e antioxidantes
22 de janeiro de 2021Adorado por uns e odiado por outros, a imersão em banheira de gelo após sessões de exercícios extenuantes é uma prática comum entre muitos atletas e um dos métodos mais prontamente reconhecidos pelos atletas ao se falar de recuperação pós treino.
Ao reduzir a temperatura tecidual, o banho de gelo promove uma série de efeitos que ajudam na recuperação pós atividade física:
- Vasoconstrição e menor liberação de substâncias pró inflamatórias, ajudando na redução do edema;
- Redução no metabolismo celular, levando a uma menor liberação de radicais livres e redução no dano muscular secundário;
- Redução na atividade neuromuscular, diminuindo a dor muscular e a sensação de fadiga.
A imersão em banho de gelo é uma técnica a ser considerada principalmente após competições ou sessões de treinamento muito intensos. É uma modalidade para “controle de danos” a ser usada em situações especiais.
A rotina normal de treinamento não deve chegar ao ponto de esgotamento físico e não deve gerar dor e inflamação excessiva. Vale lembrar que a inflamação faz parte do processo de recuperação pós treino, de forma que o uso de medidas anti- inflamatórias, incluindo o banho de gelo, não tem indicação nestes casos.