Atividade física na segunda infância
15 de fevereiro de 2021Exercícios de força para crianças e adolescentes
15 de fevereiro de 2021A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a adolescência como o período que vai dos 14 aos 19 anos. Neste período, a maioria das pessoas já passaram ou estão nos estágios finais da puberdade e o corpo já aparenta o de um adulto.
Após um rápido período de desenvolvimento físico na fase anterior, é comum que o adolescente apresente desequilíbrios musculoesqueléticos, hormonais e comportamentais. É preciso aprender a conviver com um corpo que é maior, mais pesado e mais forte. Falhas técnicas que pareciam superadas podem voltar a florecer.
No campo esportivo, o momento é de refinar as habilidades e técnicas esportivas específicas e, também, de se aprender a competir. Aprende-se a analisar os adversários e a montar uma estratégia de competição, bem como reagir a situações adversas e a arrumar soluções quando algo não se desenvolve da forma como foi planejado.
Nos esportes de equipe, aprende-se a se relacionar com companheiros de time, muitas vezes com habilidades esportivas e interesses sociais diferentes. No alto rendimento, passa-se a viajar para competir, o que também envolve um aprendizado.
O adolescente precisa compreender que competir em alto nível envolve não apenas praticar seu esporte favorito, mas um estilo de vida próprio de um atleta. Precisa abrir mão de eventos sociais para dormir cedo, cuidar da alimentação e do condicionamento físico.
O adolescente que busca o alto rendimento passa a treinar nos limites de sua capacidade física. O risco para dores e lesões aumenta e é preciso aprender a reconhecer quando pode ir um pouco mais e quando é preciso colocar o pé no freio. No final da adolescência, alguns atletas estarão competindo em equipes profissionais.