Concussão no futebol americano
12 de novembro de 2020Condromalácia na dança
12 de novembro de 2020Síndrome pós concussão
A síndrome pós concussão se caracteriza pela persistência dos sinais e sintomas da concussão por mais de três meses após a lesão. Cerca de 15% dos indivíduos vítimas de concussão desenvolvem a síndrome pós concussão, sendo que a maioria destes casos se resolvem entre o quarto e o sexto mês. Alguns poucos indivíduos podem persistir com os sintomas por um ano ou até mais.
A síndrome pós concussão é mais comum em atletas com histórico de outros episódios de concussão ou lesões na cabeça, naqueles que apresentaram dor de cabeça de início precoce após o trauma ou que apresentaram alterações mentais como amnésia ou perda da consciência. Mulheres, atletas adolescentes ou seniores também apresentam risco aumentado.
Diagnóstico de Síndrome Pós-Concussão
Não existem testes ou exames específicos para se fechar o diagnóstico da síndrome pós-concussão. Para isso, é importante que se descarte outros motivos para os sintomas, incluindo infecção, sangramento ou lesão cerebral estrutural. Tomografia computadorizada, ressonância magnética ou outros exames podem ser solicitados para isso.
Sintomas da síndrome pós-concussão
Os sintomas da síndrome pós-concussão costumam ser vagos e inespecíficos, e incluem:
– Dor de cabeça
– Tontura
– Problemas de sono
– Sintomas psicológicos, incluindo depressão, irritabilidade e ansiedade
Problemas cognitivos, envolvendo memória, concentração e pensamento
Esses sintomas podem afetar a vida cotidiana e inibir a capacidade de desempenho em situações como o trabalho. Cada atleta pode apresentar uma evolução específica, de forma que em alguns casos apenas um ou poucos destes sintomas podem estar presentes.
Tratamento da síndrome pós concussão
Infelizmente, não existe tratamento específico para acelerar a recuperação do paciente com síndrome pós concussão. O tratamento deve ser direcionado para o alívio dos sintomas e pode incluir analgésicos para quem apresenta dor de cabeça ou antidepressivos e psicoterapia para aqueles com transtorno do humor, entre outros.
Prática de exercícios na síndrome pós concussão
A atividade física pode ajudar na recuperação do paciente com síndrome pós concussão, desde que feita em uma intensidade que não piore os sintomas. O paciente deve dar preferência para atividades sem impacto e que não envolvam movimentos súbitos da cabeça.
Atividades aquáticas ou bicicleta são melhores do que a corrida. Exercícios de resistência / peso também podem ser iniciados, mas com cargas leves e moderadas e maior número de repetições. Atividades que envolvam risco de outro trauma na cabeça, como o futebol, obviamente também não devem ser liberadas.