Inibição Neuromuscular
12 de novembro de 2020Concussão no Futebol
12 de novembro de 2020Condromalácia na corrida de rua
A corrida de rua é uma atividade de alto impacto e que leva a uma sobrecarga no joelho e, principalmente, na articulação patelofemoral. A dor fêmoropatelar é tão comum no esporte que é conhecida no meio pelo termo “joelho do corredor”. Ainda assim, é possível adotar medidas que ajudem a minimizar a sobrecarga na articulação e manter a corrida de forma saudável para o joelho.
Todas as medidas discutidas para o tratamento da condromalácia neste artigo são válidas também para o corredor. Além disso, o controle de peso, a superfície de corrida (asfalto, pista, terra batida, praia), a troca regular do calçado de corrida e o planejamento da carga de treino são fundamentais.
Qualquer pessoa minimamente ativa acredita que sabe correr, afinal esta é uma atividade básica para o ser humano independentemente da prática esportiva. Ainda assim, a corrida não deixa de ser um esporte bastante técnico. A má técnica de corrida está muitas vezes associada ao desenvolvimento da condromalácia.
- Quando o corredor não amortece a pisada adequadamente, tendo uma pisada mais seca, a sobrecarga sobre a patela aumenta. Isso pode ser reconhecido por uma corrida “muito barulhenta”, principalmente quando correndo na esteira.
- O overstriding se caracteriza por um apoio inicial da pisada muito adiantado, geralmente quando se tenta alongar artificialmente a passada, também levando a uma sobrecarga na patela.
A avaliação cinemática da corrida e a correção da técnica devem sempre ser considerado como parte do tratamento da lesão no corredor.