Pé e tornozelo
22 de dezembro de 2020Avaliação cardiológica
22 de dezembro de 2020Avaliação musculoesquelética
A avaliação musculoesquelética deve envolver a mobilidade e força nas diversas articulações. Testes funcionais como o FMS (Funtional Movement Screening) ou outros semelhantes podem ser úteis nesta avaliação. Teste de dinamometria podem ajudar a identificar desequilíbrios entre os dois membros ou entre grupos musculares antagônicos, principalmente entre o quadríceps e os posteriores da coxa.
Ainda que quase qualquer pessoa acredite saber correr, erros na técnica de corrida são comuns e podem ser causadores de lesões. Assim, a avaliação de rotina pode também envolver uma avaliação da técnica de corrida, o que pode ser feito pela simples observação da corrida por um profissional capacitado ou por meio de uma avaliação cinemática da corrida.
Na avaliação cinemática, o atleta é filmado durante a corrida em diferentes ângulos, usando marcadores específicos sob a pele para ajudar na interpretação das imagens. Estas imagens são passadas para o computador e analisadas com a ajuda de programas específicos, de forma a identificar pequenos erros de movimento que possam comprometer a qualidade da corrida e colocar o atleta sob maior risco.