Subluxação lateral permanente da patela

A subluxação lateral permanente da patela se caracteriza por uma condição na qual a patela está permanentemente lateralizada dentro da tróclea, levando a um aumento na pressão exercida sobre a faceta lateral da patela e a um desgaste progressivo da cartilagem articular.

Esta subluxação está associada a um encurtamento do retináculo lateral da patela e a uma lateralização na inserção do tendão patelar, o que gera uma força permanente de tração da patela para a face lateral do joelho.

Diagnóstico por imagem

Os exames de imagens demonstram a patela descentralizada em relação à troclea. Além disso, a artrose patelofemoral é comum já na apresentação inicial, em decorrência das altas cargas a que é submetida. Muitas vezes, o desgaste progride rapidamente.

Tratamento

Tratamento não cirúrgico

Em pacientes com subluxacão lateral permanente da patela, o tratamento inicial de escolha deve ser não cirúrgico, com foco na mobilização da patela e reequilíbrio muscular.

Tratamento cirúrgico

  1. Osteotomia da tuberosidade da tíbia

    As osteotomias para anteriorização e medialização da tuberosidade da tíbia (cirurgia de Fulkerson) são indicadas em pacientes com lateralização da inserção do tendão patelar e com lesões de cartilagem focais na região interna e inferior da patela, mas que ainda não desenvolveram artrose patelofemoral. Estas osteotomias tendem a tirar a sobrecarga presente na região e ajuda no alívio da dor.

  2. Liberação do retináculo lateral

    Procedimento muito realizado no passado, a liberação do retináculo lateral tem pouco espaço como procedimento isolado nos dias atuais. Ainda tem indicação quando associado a procedimentos como a medicalização da tuberosidade da tíbia.

  3. Fascetectomia lateral da patela

    A fascetectomia lateral da patela é um procedimento que visa a ressecção de uma porção mais saliente da faceta lateral sobre a tróclea, em pacientes com artrose patelofemoral, com dor na região anterolateral do joelho e sem resposta ao tratamento não cirúrgico. O procedimento busca eliminar a pressão excessiva sobre esta parte da patela, melhorando a mobilidade e a dor.

Contato