Distensão muscular no futebol
11 de março de 2021CARROSSEL EXAMES DE IMAGEM
16 de março de 2021Patela Alta
Em um indivíduo com altura patelar normal, quando o joelho está totalmente estendido e especialmente se o músculo quadríceps está contraído, a patela se localiza acima dos limites da tróclea. O contato entre os dois ossos se inicia com aproximadamente 10º de flexão, sendo que a tróclea é mais rasa na parte mais superior e vai se aprofundando nas porções mais inferiores.
A luxação da patela acontece geralmente próximo da extensão do joelho, quando a contenção da patela pela tróclea é menor. Com o joelho mais dobrado, dificilmente a patela se desloca, uma vez que a contenção óssea não permite isso.
No caso de pessoas com a patela alta, o contato entre a patela e a tróclea acontece com graus maiores de flexão, deixando ela mais tempo em uma posição de baixa contenção óssea, o que favorece a luxação da patela.
Avaliação da altura patelar.
Existem diversos métodos descritos para a aferição da altura patelar. A que mais utilizo é a de Caton-Deschamps, que mede a distância entre a parte inferior da superfície articular da patela e a superfície articular da tíbia, em relação ao tamanho da superfície articular da patela, conforme a imagem ao lado. A altura patelar é considerada normal quando entre 0,8 e 1,2 e alta quando maior do que 1,2.